OS GARGALOS E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO MERCADO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO
Criador da DW em SP vem a Balneário Camboriú falar sobre o novo boom do setor. Palestra será no dia 30 de janeiro, às 19h, no Casahall Design District
Gargalos, oportunidades de negócios e análise crítica do desempenho do mercado imobiliário brasileiro dos últimos anos são temas do Circuito MeetUps, evento de conteúdo promovido pela DW! Semana de Design de São Paulo, High Design – Home & Office Expo e ARQ + Smart Constructions.
O empresário Lauro Andrade Filho, idealizador das principais feiras voltadas ao segmento de arquitetura, decoração, design e construção civil, irá rodar quatro estados nas próximas semanas para falar sobre “O início do novo boom imobiliário e a retomada da construção civil brasileira”. Santa Catarina não ficou de fora. A palestra ocorrerá no dia 30 de janeiro, às 19h. O local escolhido não poderia ser mais estratégico: o auditório do Casahall, o único Design District do país, localizado em Balneário Camboriú. O espaço que é referência no segmento de arquitetura e design, concentra lojas conceituadas do setor e escritórios de profissionais da área renomados em Santa Catarina e até no Brasil.
- Pode parecer piada, mas no último ciclo de grande crescimento imobiliário, que em nossa apresentação chamamos da DÉCADA DE OURO, de 2005 a 2014, tivemos vários gargalos no segmento, como falta de materiais de construção e decoração e mão de obra qualificada diante da grande procura. Em função disso o prazo de entrega das obras aumentou muito, bem como o preço dos imóveis e terrenos. Interessante perceber como gargalos e oportunidades andam de “mãos dadas” -, antecipa Andrade Filho sobre a abordagem do Circuito MeetUps.
Com base em análise e pesquisa, o empresário preparou um panorama do setor elegendo como pontos principais os ciclos de crescimento, impactos, indicadores econômicos 2019/2020, insights, estratégias de expansão e um calendário do ano.
- Existem impactos de curto e médio prazos. Os de curto estão ligados ao incremento de vendas de imóveis usados e novos que estavam em estoque na construtoras, que geram retorno praticamente imediato ao setor pela necessidade de reformas e decoração dos imóveis prontos. A médio prazo encontram-se os lançamentos de hoje, que começam a representar contratações de projetos de interiores, bem como vendas de materiais de acabamento e decoração a partir dos 24 meses subsequentes -, contextualiza o palestrante, que ainda falará sobre as projeções para 2020, oportunidades que desdobram também nas áreas corporativa e hoteleira.
Dentro deste novo boom imobiliário, ele aponta também as tendências que vão movimentar o próximo ciclo do segmento. Personalização em massa, sustentabilidade como premissa de responsabilidade com o futuro, redução de custo e o deslocamento da percepção de luxo – de preço para valor – já remodelam as oportunidades de negócios do agora.